Páginas

FALANDO EM SANTO
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Santa Bárbara
A sua devoção começou logo após a sua morte porque o carrasco que cortou a sua cabeça foi morto, na hora, por um raio. Ela é, por isto invocada contra raios e tempestades. Viveu no IV século, e é uma martir legendária e muito popular. A tradição diz que ela era filha de Diocorus , um oficial do Imperador Maximiano (que reinou de 286 a 305). Quando ele descobriu que ela havia se convertido para o cristianismo ele a prendeu na torre. Diocorus então a denunciou para as autoridades romanas que a torturaram para que ela renunciasse a sua fé. Quando ela permaneceu leal a sua fé, o seu próprio pai a levou para o topo de uma montanha para ser executada. Na hora que ela foi decapitada o carrasco foi instantaneamente morto e carbonizado por um raio. Barbara é padroeira dos arquitetos e construtores. Ela é invocada contra raios tempestades e fogo. Ela é mostrada na arte litúrgica segurando uma torre ou a palma do martírio. Sua festa é celebrada no dia 4 de dezembro.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Santo Aleixo
Conhecido também como Santo Aléxis. Diz à tradição que ele era de uma família muito rica e não queria se casar, mas sua mãe se empenhou em celebrar suas bodas com uma moça bela e rica, mas ele não se decidia. Na cerimônia do casamento antes de dizer o sim, ele abandonou a igreja e  se retirou para Edessa (hoje chamado Urfa na Turquia). Ali distribuiu seus bens aos pobres e pediu esmola durante 17 anos. Seu amor e caridade aos pobres eram notáveis. Diz à tradição que ele curava várias doenças apenas com sua benção e oração. De uma forma inexplicável, talvez milagrosa, seu nome foi encontrado na Inglaterra, no século 12 nos Salmos de Santa Christina de Markyate. Ele é o padroeiro dos pedintes e peregrinos.  Sua festa é celebrada no dia 17 de julho. 
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Santo Amaro
São Mauro (conhecido no Brasil como Santo Amaro) foi um discípulo de São Benedito. Seu pai era um nobre romano de nome Equitius colocou o menino Maurus de 12 anos aos cuidados de Benedito de Nursia (conhecido no Brasil como São Bento) em 522DC ,quando este estava ainda em Subiaco. O jovem cresceu obediente a regra de São Benedito e um modelo de monge. São Maurus é representado na arte litúrgica da Igreja como um jovem beneditino andando sobre as águas para salvar Plácido. Também é mostrado como um Abade beneditino, um livro e o báculo pastoral. São Mauro faleceu em 580 DC de causas naturais. Ele é invocado contra resfriados. Sua festa é celebrada no dia 15 de janeiro
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Santo Adolfo
Nasceu em 1185 na cidade de Westphalia, Alemanha, filho do conde de Tecklengurg. Foi educado pelos monges do famoso mosteiro Cisterciano de Camp as margens do Reno.
Em 1216 foi indicado Bispo de Osnabruck onde se tornou popular e famoso pelos inúmeros milagres e curas. Segundo a tradição ele cuidava pessoalmente de alguns doentes, inclusive dos leprosos. Santo Adolfo veio a falecer em 30 de junho de 1224 e seu túmulo logo se tornou local de peregrinação e vários milagres são atribuídos a sua intercessão.Segundo os beneditinos ele era o "almoner of the poor" ."Almoner" era uma espécie de autoridade que distribuía bens, medicamentos e moedas as pessoas necessitadas e os instruía como usar os medicamentos e bens recebidos. Sua festa é celebrada no dia 17 de junho.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
São Adriano
Martir no ano de 304. Foi um soldado romano que se converteu ao cristianismo quando via os cristãos morrerem de fome alegremente. Adriano era um oficial estacionado na Nicomédia (moderna Turquia) durante o reinado do Imperador Diocléciano. Ele  recusou-se a fazer sacrifício aos deuses romanos e foi preso. De acordo com a tradição durante a sua prisão, sua esposa Natália colocou  roupas de homem e  cuidou dele e dos seus amigos prisioneiros. Quando foi matirizado, Natália  assistiu suas pernas serem esmagadas e seus braços serem cortados. Ela recuperou um dos braços do seu marido quando os romanos tentavam queimar seus restos mortais. Inexplicavelmente uma forte chuva apagou a fogueira. Natália  então pegou o braço de Adriano e escapou da área para não chamar a atenção dos oficiais romanos. Ela foi então para Constantinopla (hoje Istambul) onde o corpo de Adriano tinha sido levado por outros cristãos e estava incorrupto. Ela costurou o braço de São Adriano no devido lugar e suas relíquias estão na Catedral de Istambul. Adriano é o patrono de Roma e Constantinopla. Sua festa é celebrada no dia 9 de janeiro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
Santo André
André era filho de um pescador da Galiléia de nome Jonas e era irmão de Simão Pedro. André vivia em Capharnaum e era um seguidor de São João Batista antes de ser apresentado a Jesus. Ele reconheceu Jesus imediatamente como sendo o Messias, e foi o seu primeiro apóstolo. Foi André que apresentou Jesus a seu irmão São Pedro. Com Pedro, João e Tiago, André formava o núcleo dos apóstolos de Jesus. Ele é mencionado no novo testamento como estando presente nos mais importantes evento da vida e missão de Jesus. Ele foi crucificado numa cruz em forma de X em Patrae ,na Achaea . André foi amarrado, não pregado de modo que seu sofrimento foi mais prolongado. Seu martírio ocorreu no reinado o do Imperador Nero em 30 de novembro de 60 DC. Santo André é o patrono da Escócia, Rússia, Grécia, Burgundy, Espanha, Sicília, Baixa Áustria, Nápoles, Ravenna, Brescia, Amalfi , Mantua , Manila, Bruges, Bordeux e Patras. Ele é ainda o padroeiro dos açougueiros, pescadores, mineiros, fazedores de cordas e dos casamentos. Ele é invocado na proteção contra a gota, contra dores de garganta e tosse e pelos casais com problemas de infertilidade. Santo André é mostrado na arte litúrgica da Igreja como pescador ou missionário e normalmente com a sua cruz em forma de X. Sua festa é celebrada no dia 30 de novembro.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------